Trajetória
Formação
Atuação Profissional
Sou formada em Ciências Sociais, com habilitação em Antropologia pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Comecei a graduação em 1998 e conclui em 2003, reingressando durante esse período para fazer disciplinas da Licenciatura, pois no primeiro momento me formei Bacharel, já que não tinha intenção de lecionar.
As Ciências Sociais foram uma grande paixão na minha vida, descoberta ainda na época de colégio, no Ensino Médio, através do meu envolvimento com o movimento estudantil secundarista da cidade de São Paulo, nos anos 90, e com a cena cultural da cidade. Fiz curso de teatro no Teatro Escola Célia Helena durante anos! Então, queria entender melhor as relações sociais e culturais, como o ser humano se comportava em sociedade, os seus valores e normas de condutas.
Na UNICAMP, a área do meu interesse eram as questões de gênero, mais especificamente transexualidade ou transgêneros, tema do meu trabalho de conclusão de curso.
Depois que me formei, comecei a trabalhar com educação em um portal educacional, o que me levou a fazer alguns cursos de curta duração sobre tutoria em instituições como a ANATED (Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância) e a frequentar Congressos, Simpósios e Encontros sobre EAD.
Mas, ainda sentia falta de alguma formação que fizesse mais sentido para a minha vida profissional e intelectual, então, comecei a pesquisar cursos de especialização, pós - graduação lato - sensu, pois não me sentia preparada para fazer um mestrado, queria algo mais voltado para a minha prática profissional, mais prático.
Foi assim que cheguei ao curso Inovação em Tecnologias Educacionais da Universidade Anhembi Morumbi na modalidade a distância. Ser aluna de EAD era outro pré-requisito importante para mim, precisava saber como era ser uma aluna a distância. E aqui estou concluindo mais um ciclo de formação acadêmica, que com certeza foi muito importante para minha vida, ampliou meus horizontes e me fez querer seguir em frente, aprendendo sempre.
Durante a minha graduação fazia trabalhos temporários para ter tempo de estudar, como por exemplo, em Grupos de Pesquisa de Opinião Pública, como entrevistadora de campo, aplicando questionários para o público-alvo das pesquisas e tabulando os resultados.
Assim que me formei, comecei a trabalhar em um Portal Educacional em Campinas na área de formação de professores, primeiro como capacitadora e depois como coordenadora da formação. Fiquei cerca de 10 anos nessa empresa e ainda atuei na área comercial, realizando apresentações sobre a plataforma para futuros clientes de secretarias de educação municipais e estaduais do sudeste, sul e nordeste.
A equipe de formação era responsável por capacitar os professores parceiros do projeto com o Portal nas modalidades presencial e a distância. Nossa missão era fazer com que os professores usassem os conteúdos e ferramentas da plataforma Clickideia junto com o seus alunos, ou seja, garantir a continuidade ou renovação do projeto junto ao cliente. Para isso, estudávamos metodologias de formação docente para o uso das tecnologias, adaptando-as a nossa realidade (contexto: professores da rede pública) e aplicando-as com os nossos professores.
Toda formação tinha dois momentos: o presencial, que ocorria sempre dentro das escolas e, o online, dentro do ambiente virtual de aprendizagem desenhado pela coordenação de formação e pedagógica para ser desenvolvido pela TI.
Fora isso criávamos gincanas, concursos, eventos, enfim, todo tipo de atividade que pudesse envolver professores e alunos na utilização do Portal. Além disso, muitas ferramentas e conteúdos do portal foram criados através de sugestões feitas pelos próprios professores.
No segundo semestre de 2016, encerrei minha participação nessa empresa, me desliguei desse projeto para sair em busca de outras experiências, pois sabia que já tinha aprendido e ensinado o que podia. Atualmente, estou nessa busca por novos projetos profissionais desafiadores.