Mobile Learning
Aprender um pouco sobre aprendizagem móvel foi uma experiência muito intensa e desafiadora. O professor Claudio F. André iniciou a abordagem sobre o tema apresentando uma série de ensaios, relatórios, legislação, entrevistas e vídeos sobre a questão da mobilidade na educação e estatísticas, que demonstram o crescimento da aquisição de dispositivos móveis pelos brasileiros, o que justifica a adoção não apenas da tecnologia móvel na educação, mas a criação de políticas públicas que envolvam as escolas, como um todo, no trabalho de criação de conteúdos digitais para uso em dispositivos móveis. O foco então não era apenas a tecnologia, o dispositivo em si, mas a possibilidade de alunos e professores criarem seus próprios conteúdos e projetos, apropriando-se de temas de seus interesses e das tecnologias. Além de toda a questão política de inclusão digital.
Mas, ainda faltava algo muito importante para desenvolvermos as nossas habilidades na criação de um aplicativo para a aprendizagem móvel: exercitarmos a nossa autoria, ou seja, pensarmos na criação de um aplicativo que ensinasse algo para os nossos alunos (reais ou fictícios), começando do zero. Para essa empreitada final da disciplina nos apropriamos da metodologia de Plano de Aula ou Sequência Didática criada pelo professor Claudio F. André, 7P4C, apresentada no documento sobre a concepção pedagógica do Clube do Aplicativo. Segue o esquema abaixo:
Trabalho Final
Nós, alunos desta disciplina, também tivemos a tarefa de pesquisar na internet termos ou palavras relacionados ao termo "mobile learning" e, compartilhar seus resultados no respectivo fórum da disciplina, para a criação de um Glossário temático sobre mobile learning, transformado depois em um aplicativo da turma pelo próprio professor. Antes da pesquisa, confesso que não tinha ideia da quantidade de soluções diferentes para os dispositivos móveis, como o e-reader e o Kindle, por exemplo.
No trabalho final foram criados 3 produtos: o Plano de Aula sobre o aplicativo (usando a metodologia 7P4C), o protótipo do aplicativo e o aplicativo em si. Compartilho o Plano de Aula sobre o tema Questões de Gênero na Rede e o QR Code e o link do aplicativo. O tema do aplicativo poderia ser escolhido pelo aluno.
Fórum
"Neste local colocaremos palavras/termos sobre mobile learning, dispositivos móveis e aplicativos para celulares. Assim, todos serão beneficiados com a ampliação do vocabulário sobre este tema tão atual."
Claudio F. André
Olá, Prof. e Colegas!
Aprendi bastante com os termos postados pelos meus colegas, principalmente aqueles mais técnicos.
Pensei em postar sobre o 5G e ensino híbrido, mas gostei das minhas descobertas, que estava precisando mesmo fazer, sobre o e-reader.
Os e-readers são leitores digitais, ou seja, dispositivos eletrônicos para a leitura de textos, principalmente livros digitais (e-books). Na minha pesquisa descobri que nos EUA, os usuários também usam para fazer a assinatura eletrônica de jornais e revistas. Os brasileiros estão usando mais para a leitura de e-books o que virou uma febre entre nós. Há também a opção de tablets e smartphones nos quais podemos instalar aplicativos na linha dos e-readers, mas no caso o Kindle, da Amazon, a função inicial é apenas ler livros digitais. Já nos tablets e smartphones além de ler livros digitais podemos fazer downloads e nos comunicarmos com outras pessoas (interação), ver nossa rede social, o que pode nos dispersar durante a leitura. Outra particularidade é a duração das baterias, que num Kindle pode durar por um tempo bem maior do que nos tablets. Ainda não tenho um Kindle, mas estou querendo adquirir um em breve! Pois pelo o que li na Internet a Amazon é a empresa que está mais à frente no desenvolvimento desta tecnologia, criando e disponibilizando versões melhores que se aproximam ainda mais da experiência de um leitor em um suporte impresso, como o livro.
https://www.youtube.com/watch?v=aQZn1y9iPfM
http://www.vidasempapel.com.br/o-que-e-o-kindle/
Abraço!
Mariana Estima.
-
Cada aluno do curso deve pesquisar, selecionar e indicar pelo menos um link (projeto, livro, vídeo, podcast, infográfico, mapa conceitual, artigo, site, apresentação, tese, dissertação,...) sobre Mobile Learning que esteja disponível na Internet.
-
Ao indicar o link encontrado, faça uma sinopse (procure não passar de, no máximo, 60 palavras) do conteúdo propriamente dito.
Claudio F. André
Olá, pessoal!
Tive acesso ao curso com bastante atraso, então só agora consegui ler os posts de vocês e postar minha contribuição:
http://www.simposiohipertexto.com.br/hipertexto2013/
Trata-se de um podcast " Educar na Era Mobile Learning" com a Profa. Ana Amélia Carvalho, da Universidade de Coimbra, fruto da sua participação no 5º Simpósio de Hipertexto de 2013, na UFPE. É o segundo vídeo da página. ok?
A Profa. fala sobre as tecnologias móveis abordando vários aspectos, como o tempo (agora) e espaço (aqui), os conceitos de nativos e imigrantes digitais (Prensky), Byod, como os alunos e professores enxergam a utilização dos dispositivos móveis no processo de ensino e aprendizagem, o que a legislação lusitana fala a respeito do uso destas tecnologias na escola, etc.
Mas o mais interessante ao meu ver é quando ela dá exemplos de atividades que os professores e alunos podem desenvolver com os dispositivos móveis: blogs, podcasts, youtube, geoprocessamento de dados, mapas conceituais, QR- Code, jogos, Quizz.
Como trabalho com formação de professores, achei muito legal essa abordagem: explorar possibilidades de o que fazer e como fazer para utilizar os dispositivos móveis no processo educacional!
Abraço!
Mariana Estima.
REFERÊNCIAS:
ANDRÉ, Claudio, F. Clube do Apicativo. Concepção Pedagógica. Setembro de 2015. Texto em PDF.
APRENDIZAGEM MÓVEL. A Escola que queremos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xqJ7ufyC8nY>. Acesso em 29 de nov. 2016.
PROJETO MINHA VIDA MOBILE (MVMOB). Projeto cultural e educativo que capacita estudantes e educadores para juntos produzirem conteúdos audiovisuais com celulares. Disponível em <http://www.mvmob.com.br/. Vídeo/debate sobre uso de celulares disponível em https://youtu.be/MOdg6uHJ3hk>. Acesso em 29 de nov. 2016.
UNIVERSIDADE DE COLUMBIA (EUA). Aprendizagem Móvel no Brasil: gestão e implementação das políticas pública atuais e perspectivas futuras. Painel de abertura. TREBAT, Thomas e Steinhauser, Rafael. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=W0jZPBx4oOo>. Acesso em: 01 Set. 2015.
UNIVERSIDADE DE COLUMBIA (EUA). Aprendizagem Móvel no Brasil: gestão e implementação das políticas pública atuais e perspectivas futuras. ROSA, Fernanda; AZENHA, Gustavo. Apresentação disponível em: <http://www.zinne.com.br/columbia/apresentacoes/apresentacao_estudo.pdf>. Acesso em: 01 Set. 2015.
UNIVERSIDADE DE COLUMBIA (EUA). Aprendizagem Móvel no Brasil: gestão e implementação das políticas pública atuais e perspectivas futuras. A escola que queremos. TREBAT, Thomas e Steinhauser, Rafael. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xqJ7ufyC8nY>. Acesso em: 01 Set. 2015.
Num segundo momento, tivemos acesso a uma série de artefatos (imagens, textos, protótipos, tutoriais) disponibilizados pelo professor para a criação do aplicativo Cardápio, com receitas de comidinhas gostosas. A tarefa da turma toda foi a criação desse mesmo aplicativo, quando experimentamos pela primeira vez como criar um aplicativo, mas com um foco maior nos aspectos técnicos da aplicação, pois a concepção do Cardápio já foi nos dada pronta. Ainda assim, era preciso entender o passo a passo para criação do aplicativo, como a função do QrCode e como o aplicativo podia ser instalado nos nossos próprios smartphones. O aplicativo devia ser criado no Clube do Aplicativo, mas tínhamos a missão de conhecer outros ambientes como Fábrica de Aplicativos, Easy Easy Apps, App Inventor e Windows App Studio.